Obesidade Felina
Alguns animais possuem pré disposição a algumas doenças especificas. Quando se trata da obesidade animal, é comum para veterinários pensarem nos gatos, isso porque esses peludinhos são as vítimas número um no Brasil quando se trata da obesidade, sendo que 30% dos gatos no mundo sofrem desse problema.
​
Saiba quais são as doenças mais comuns em filhotes de gatos.
.jpg)
Independente do sexo ou idades os gatos estão sujeitos a essa situação, a Pet Afeto preparou esse artigo para alertar os tutores de gatos a prevenir seus peludinhos contra esse mal tão comum.
Causas da obesidade
A obesidade felina pode estar ligada a três fatores, alimentação, castração, exercícios, idade e/ou genética.
A alimentação de um gato é baseada em proteínas e gorduras de origem animal, se o gato estiver associado a uma pré disposição genética as gorduras tendem a se acumular com mais facilidade no tecido adiposo do animal.

Embora a alimentação pareça a maior causadora da obesidade, saiba que na verdade a obesidade está mais relaciona com o metabolismo do seu animal, que fica mais lento como consequência da castração. No entanto isso não significa que deva deixar de castrar seu gato, afinal existem dezenas de doenças que a castração previne, mas sim ficar atento, com ainda mais zelo, com a alimentação do seu gato.
Além da alimentação os exercícios físicos devem ser bem frequentes, seja o gato castrado ou não, seja ele jovem ou mais velho, procure coisas que seu gato goste de fazer, brinquedos que ele gosta de brincar, e procure monitorar a saída dele ao ambiente externo.

Animais mais velhos devido ao sedentarismo também podem acabar obesos, isso porque o metabolismo de um animal idoso é bem mais lento que o de um filhote.
​
Meu gato está a cima do peso?
O peso ideal de gatos em média varia de 3 a 4 kg para fêmeas e 4 e 5 kg para machos. O que significa que gatos com 6 quilos ou mais podem estar sofrendo de obesidade.
Caso seu gato seja de alguma raça que normalmente pesa mais, por exemplo o Maine Coon, verifique o peso dele se estiver a cima de 30% do esperado também pode ser sinal de obesidade.

Meu gato é obeso e agora?
Bom se seu gato for obeso não se desespere, procure um veterinário de sua confiança para que ele possa te orientar e encaminhar uma dieta especifica para seu peludinho.