Tudo que você precisa saber sobre a castração em cachorros.
.jpg)
No dia 2 de março de 2020 a Pet Afeto realizou uma pesquisa em campo, entrevistando 300 pessoas nas ruas da cidade de campinas, o objetivo era saber se as pessoas conheciam os benefícios da castração, e se sabiam quais eram as necessidades da castração. O resultado foi surpreendentemente preocupante, visto que a cada 10 pessoas entrevistadas apenas uma sabia o porquê os animais deviam ser castrados, e quando questionadas a maioria das respostas era “É pra não dar doenças né?”. O que acontece é que há pouca intervenção da mídia na divulgação de cuidados relacionados a animais domésticos, e infelizmente esse cenário de irrelevância é vetor raiz da morte de muitos animais, que morrem devido à falta de instrução da população.
Leia também tudo sobre a vacinação canina.
Se você está aqui agora é porque, provavelmente, você se preocupa com seu cãozinho, e quer o melhor para ele, esse nesse artigo iremos falar sobre tudo sobre a castração em cães, os benefícios, os procedimentos, e cuidados básicos acerca do assunto.
Benefícios da castração
A castração previne contra inúmeras doenças. Por exemplo:
Piometra- É uma infecção grave no útero. A cirurgia de castração nas fêmeas requer a retirada aparelho reprodutor, o que elimina qualquer forma de tumores no útero ou ovários da fêmea.
Câncer de mama- É comum cachorras não castradas estarem sujeitas a canceres de mama, devido uma serie de cascatas hormonais que prejudicam as glândulas mamarias das fêmeas. Quando a cadela é castrada antes do primeiro cio os riscos diminuem em 99%.
Câncer de testículo- Machos adultos podem ser acometidos com câncer e/ou tumor nos testículos se não forem castrados.
Câncer de próstata- Sim, cachorro também pode ter câncer de próstata, no entanto o diagnóstico é mais difícil do que nos seres humanos A castração previne contra tais males.
Além de doenças ligadas ao aparelho reprodutor de ambos os gêneros, a castração também muda muito o comportamento do animal.
No caso dos machos é perceptível que o animal fica menos agressivo e menos territorialista, visto que inúmeros comportamentos são recorrentes da produção de testosterona, o animal, no entanto, não fica menos afetuoso com o dono nem menos fiel, apenas fica mais tranquilo em relação a necessidades reprodutivas, como por exemplo brigar com outros machos por competição, fugir de casa para procurar fêmeas no cio, urinar nos moveis para demarcar território, são todos comportamentos exterminados pela castração.

Já no caso das fêmeas o cio sessa com os sangramentos da fase de proestro das fêmeas, o proestro é uma fase semelhante a fase menstruação em mulheres, no entanto essa fase causa grandes transtornos para proprietários de cachorras, pois a cadela acaba sujando de sangue por todo lugar que passa. Além disso o cio diminui as chances de a cachorrinha ter gravides psicológica ou pseudociese, que é não há fecundação no ovário para gerar uma nova vida, mas a cachorra esbanja sintomas como se tivesse prenha, no entanto essa situação pode causar inúmeros problemas.
Quando castrar?
A castração normalmente é feita em femeas antes do primeiro cio, e em machos com cerca de um ano de idade. No entanto vale ressaltar, que a castração quanto mais velho for o seu cachorro mais complicado se torna o procedimento.
Pós castração.
Após a cirurgia é comum o veterinário passar algumas indicações para que não haja complicações no pós operatório.
O primeiro cuidado que o proprietário deve tomar após a castração do seu pet é fornecer um local calmo e sem incômodos para seu animal, para que não haja estresse, e também recomenda-se preservar os curativos do animal, e fazer uso de cone para que o animal não rompa os pontos com os dentes.
O segundo ponto é fornecer conforto térmico e repouso ao cãozinho, já que o procedimento causa frio no animal e para o corpo dele se recuperar é necessário tranquilidade e descanso.
.jpg)
A fim de evitar infecções o veterinário responsável também recomendará alguns medicamentos como, antibióticos, antiflamatórios e analgésicos e produtos para fazer a limpeza da incisão. Nesses casos cada animal requer um cuidado especifico que será especificado pelo médico responsável.
Quais os lados ruins de tudo isso?
É importante ter em mente que o metabolismo do seu animal irá ficar mais lento, dessa forma ele poderá ficar mais susceptível a ganhar peso. Dito isso é importante que a dieta dele passe a ser mais regrada, e balanceada por um tempo, para evitar possíveis quadros de obesidade canina.