Quando vacinar o cachorro?
Antes de dizer quando o seu cão deve ser vacinado, devemos salientar o que é a vacina.
A vacina se trata de um concentrado do vírus ou bactéria atenuada, e tem a função de induzir organismo do vacinado produzir seus próprios anticorpos, sim você leu direito, a vacina é a bactéria ou o vírus causador da doença da qual você quer proteger o indivíduo. É curioso pensar que para prevenir alguém deve-se injetar a causa da doença em seu corpo, no entanto por traz de uma vacina existem diversas pesquisas que estudam como atenuar o agente infeccioso, para possibilitar que o corpo do indivíduo vacinado combata esse agente já enfraquecido. Em cachorros é muito incomum a vacina causar algum efeito colateral, os mais frequentes são: febre, edema na região vacinada, e sensação de apatia.
Conheça a RAIVA canina e a CINOMOSE, que são doenças que as vacinas previnem contra.

Não existe um calendário oficial de vacinação para cachorros no Brasil, na verdade são poucos os países que possuem um protocolo nacional de vacinação, isso porque em um pais, até mesmo em um estado pode haver inúmeras variações climáticas regionais, e essas alterações exigem um cuidado especifico com relação a vacinação, assim como em alguns lugares existem frequência de uma determinada doença que exija uma vacina, enquanto que em outro essa frequência é mais baixa ou inexistente. Devido a isso vale ressaltar, que o ideal é que consulte um médico veterinário na sua cidade para que esse o auxilie. Ainda assim há um protocolo mais usado no Brasil que se começa aos 45 dias de vida do animal, com a vacina múltipla canina (V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses com intervalo de tempo de 4 semanas entre elas.. Já a vacina antirrábica é feita em dose única na 12° semana de vida do animal.

Ambas as vacinas devem ter reforço anual durante toda a vida do cãozinho inclusive para fazer viagens de avião e de ônibus com o cachorro, é necessário que as vacinações estejam em dia.
.jpg)
Atrasar as vacinações, pode ser fatal ao seu animalzinho, pois assim ele estará exposto a doenças muito perigosas. Algumas dessas doenças podem até ser transmitidas para seres humanos.
Conheça a RAIVA canina e a CINOMOSE, que são doenças que as vacinas previnem contra.
Vacina nacional x Vacina importada
Não existe comprovação sobre qual é melhor ou pior, no entanto segundo algumas comparações com relação as vacinas antirrábicas, as importadas têm se mostrado mais eficazes.
Classificação das vacinas
As vacinas podem ser classificadas como vacinas opcionais ou vacinas obrigatórias, que varia de acordo com a localização geográfica e de acordo com o grau de ocorrência da doença em determinada região.
A vacina contra giárdia, leptospirose e leishmaniose são exemplos de vacinas não obrigatórias, pelo menos não na maior parte do Brasil, enquanto que a vacina múltipla e antirrábica são obrigatórias.
Conheça a RAIVA canina e a CINOMOSE, que são doenças que as vacinas previnem contra.