Raiva canina.
É uma doença infecciosa que afeta os MAMIFEROS, ou seja, seu gato, sua vaca, seu cachorro, todos podem pegar a doença, inclusive os seres humanos, causada pelo vírus da raiva, que se multiplicam nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso centra
.jpg)
Transmissão
A raiva se trata de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de cachorros para seres humanos. A transmissão se dá através da mordida do cachorro infectado, podendo também ocorrer em alguns casos através da arranhadura ou lambedura.
Essa doença ocorre tanto em cães quanto em gatos, vele ressaltar que o animal pode transmitir o vírus da raiva após 2 a 5 dias após a animal ser acometido pela doença mesmo ainda não apresentando sinais clínicos ou sintomas.
Em animais silvestres se sabe pouco acerca do período de transmissão, contudo sabe-se que morcegos podem possuir o vírus inoculado e não apresentar sintomatologia, porem transmiti-los.
Sintomas
Nos primeiros 10 dias da doença, o animal apresenta sintomas inespecíficos, ou seja, com esses sintomas apenas não é possível afirmar que o animal tem raiva, são eles: Náuseas, irritabilidade, anorexia e aumento sutil de temperatura. O animal tende a ficar mais agressivo e procurar por locais escuros, podendo muita das vezes morder outros animais ou até mesmo o próprio dono. Podendo ocorrer inchaço dos linfonodos, alterações dermatológicas e sensibilidade na região da mordida.

Eventualmente quando a doença começa a atingir uma faze mais intensa, os sintomas que já existiam começam a ficar mais intensos, e começa a ocorrer delírios, febre alta, e espasmos musculares involuntários ou/e convulsões. Esses espasmos podem ocorrer nos músculos da laringe, faringe e língua, quando o animal ingere alimento, causando a conhecida salivação, bem característica da doença.
Em casos ainda mais intensos esses espasmos evoluem para paralisia, o que por consequência causa problemas respiratório, retenção urinaria, sensibilidade a luz e sensibilidade a sons.
Diagnóstico
Tratamento e Prevenção

Infelizmente a raiva não possui tratamento, e é letal em 100% dos casos. Contudo a melhor forma de prevenção é a vacinação anual de cães e gatos, O que vale a ressaltar mais uma vez, A VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA É ANUAL, não adianta achar que apenas uma vez feita a vacina deve-se deixar de lado.
O diagnostico se dá por testes de fotofobia, aerofobia, hiperacusia e observação comportamental.
Recomendações
Para você que possui um cachorrinho, talvez você não saiba, mas a vacina antirrábica é baratinha, e você só precisa dar uma vez ao ano caso ainda sim lhe falte condição para isso, atente-se a
campanhas de vacinação na sua cidade ou região, todo ano tem em diversos lugares. Embora em zonas metropolitanas não haja muitos casos frequentes de raiva, deve-se ficar atento as indicações de segurança como, não permitir que seu cachorro tenha acesso a muitos animais nas ruas sem supervisão, não deixar que seu cachorro entre em locais habitáveis por morcegos, como casas abandonadas, cavernas, buracos. O mesmo serve para seu gato.