Zoonoses de Gatos.
Zoonoses felinas são doenças que acometem o gato e podem ser transmitidas para os seres humanos. Embora a maioria das doenças que os gatos podem ter não são transmissíveis para seus tutores, essas tais zoonoses devem ser levadas em conta.


Principais zoonoses felinas.
Toxoplasmose
Essa doença se desenvolve no intestino de gatos infectados, e pode ser transmitida para qualquer mamífero através do contato com as fezes.
É comum seres humanos terem contato com o parasita através da limpeza da caixa de areia de um gato acometido, por conta disso medidas de limpezas devem ser adotadas com zelo. Os gatos adquirem a doença por vez através da ingestão de roedores ou aves infectadas.
Pessoas com toxoplasmose podem apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores musculares. Gestantes merecem atenção especial, pois o parasita pode infectar o bebê e causar problemas de formação.
Esporotricose
A esporotricose é causada por um fungo que podem ser encontrados em plantas, madeira, e solo, e pode ser transmitida para os seres humanos através de arranhadura e/ou mordedura do gato infectado. Essa doença causa lesões no corpo, além de febre a anorexia.
Bartonelose
Causada por bactérias do gênero Bartonella sendo a Bartonella henselae a de maior importância para a veterinária, já que pode afetar até mesmos os cães .Essa doença no gato tem um aspecto mais ameno, em alguns casos pode ser assintomática no entanto em seres humanos pode ser mais agressiva causando dores musculares, ardências nos olhos, febre entre outros. Em casos ainda mais intensos a doença pode causar complicações no sistema nervoso caso não seja devidamente tratada.
A doença é transmitida através de arranhões, mordeduras ou lambidas.
Toxocaríase
Os gatos podem contrair esta doença ingerindo ovos e larvas de verme encontrados em alimentos crus ou fezes contaminadas, e a transmitem para as pessoas por meio da eliminação de fezes contendo ovos do parasita. Esta zoonose pode causar muitas complicações para o organismo humano, atingindo fígado, intestino, coração e pulmões.
Prevenções
De maneira geral, todas essas doenças podem ser prevenidas com uma boa higiene, tanto de caixas de areias como da casa e alimentos, mantendo as vacinas dos gatineos em dia, fazendo a vermifugação periódica dos animais e por fim sempre supervisionando os animais com que seu gatinho tem acesso.