Como acabar com o mau cheiro na caixa
de areia de gatos.
Os gatos são ótimos caçadores, e desde os tempos antigos no Egito, eles auxiliavam o homem na eliminação e afastamento de ratos, visto que eram vetores de inúmeras doenças. Mas é claro que nem mesmo os gatos dariam conta de matar tantos ratos, então o afastamento dos roedores também se tornava eficaz, e para isso os egípcios descobriram que o cheiro da urina desses felinos podia afastar os ratos.


O tempo foi passando e as coisas hoje em dia não são tão diferentes. Em propriedades rurais ter um gato é quase que uma obrigação, pelos mesmos motivos da antiguidade. No entanto esse cheiro de urina e fezes desses amáveis felinos nem sempre agrada o olfato de todos, visto que pode causar ardor nós olhos, além disso pode ser a causa de doenças como toxoplasmoses que afeta também os seres humanos. Essa doença é muito comum em áreas rurais visto que é transmitida para o gato através de roedores e aves que o gatinho comeu, e em seguida no intestino dos gatos essa doença se desenvolve, em alguns casos sem causar problemas ao felino, e então é eliminada nas fezes e urina, e quando o tutor faz a higiene da caixinha de areia ou tem acesso, sem uso de luvas, a locais onde o gato faz suas necessidades, essa doença é transmitida.
​

Pessoas com toxoplasmose podem apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores musculares. Gestantes merecem atenção especial, pois o parasita pode infectar o bebê e causar problemas de formação.
Os problemas são menos frequentes em gatos criados em casa, embora possa ocorrer também, pensando nisso preparamos esse artigo mostrar 3 formas de se amenizar o cheiro de caixas de areias, e como fazer a limpeza de maneira a se evitar riscos
​
Saiba quais são as doenças que os gatos podem passar para os seres humanos.
1- Bicarbonato de sódio- O Bicarbonato de sódio faz toda a diferença no combate a maus odores, no entanto ele pode ser toxico para seu gato, por conta disso, o interessante seria colocar uma fina camada no produto no fundo da caixa e então colocar de 6 a 7 centímetros de areia por cima, dessa forma o seu gato não entrará em contato com o químico. Vale lembrar esse método não é recomendável para gatos peraltas e indisciplinados que cavam na caixa de areia.
.jpg)
2- Carvão ativado- O carvão ativado é a melhor opção, e também a preferida dos gatos visto que não possui fator toxico, nem mesmo exige tanta cautela no manuseamento para ter bons resultados.

3- limpeza- Quando se trata de odor, a vontade que dá é jogar toda a areia fora, e por uma nova, no entanto não é necessário fazer isso sempre, apena uma vez na semana, o que deve ser feito diariamente é a limpeza dos excrementos da caixa.
O fator limpeza embora esteja em 3° é sem dúvida o mais importante e também o mais eficaz, contudo aproveitamos para puxar o tema relacionado a prevenções na hora de limpar a caixinha do seu gato.
Tenha sempre ao menos um par de luvas de borracha e uma máscara para efetuar a limpeza sem ter contato direto com as fezes e nem com as partículas que pairam pelo ar no momento da higienização. Dispense toda areia em um saco plástico, lacre-o bem e o dispense se possível dentro de um segundo saco plástico, isso é importante para que outros animais também não tenha acesso a essa areia.
Feito isso é hora de limpar a caixa de areia, para isso recomendamos que utilize detergente neutro ou bicarbonato de sódio, esfregue bem espere 3 minutos para que o produto faça efeito, e enchague com agua morna, certificando de eliminar todo resíduo do produto que utilizou, para garantir que o seu gato não se incomode com o odor.
​
Conheça as doenças mais comuns em filhotes de gatos.
​
Artigos Relacionados: