Saúde dental de cães.
A Medicina Veterinária possui um grande inimigo na hora de diagnosticar os animais, e esse inimigo é sem dúvida o fato dos pets não falarem, e embora assistindo desenhos como Scooby-Doo e Hora de Aventura me faça sentir inveja dos humanos que entendem os animais, fico de mãos atadas já que a ciência não inventou nenhuma máquina para entender os cães, embora haja drogas que dizem que causam esses sintomas de conseguir falar e entender os animais e objetos.
Nós meros mortais temos de usar de outros artifícios para entender o que nossos queridos animais precisam, e muitos desses artifícios são fáceis de se ensinar e mais fácil ainda de aprender.
Saiba tudo sobre a vacinação canina.

Existem problemas simples que podem acarretar em problemas enormes, por exemplo um animal com dor de dente pode ter problemas para comer, deixando de comer ele passa a emagrecer emagrecendo ele deixa de fornecer suporte para seu sistema imunológico ficando assim susceptíveis bactérias e vírus mais graves que podem acarretar em problemas severos. Tudo isso podia ter sido evitado caso o proprietário tivesse sido instruído a detectar uma simples dor de dente.
Dor de dente
Os cães, assim como inúmeros outros animais, são extremamente resistente e dificilmente demonstram dor, isso devido a uma questão evolutiva que faz com que o animal não demonstre fraqueza. Entretanto embora seja identificar uma dor de dente no cão, não é impossível.
1-Observe a mucosa da gengiva- Existe um termo usado na veterinária “normo corada” que significa coloração normal, quando avaliamos a mucosa da gengiva de um cachorro saudável notamos que possui uma cor rosada clara (salva exceções). Caso a gengiva apresente cor rosada porem esteja com alguns locais mais escurecidos, pode significar problemas na circulação local.
2- Aspecto dentário- Dores de dente podem ser causadas por lesões mecânicas, quando o cão se coça muito, dentes tortos ou até por roer objetos duros. Para identificarmos se o cão está ou tera dores dentarias, podemos observar sintomas como, pontos vermelhos no dente, manchas pretas que são desgastes nos dentes ou acumulo de sujeira (que na verdade são microrganismos).
Higienize sua mão abra a boca do seu cão e verifique algum desses sintomas.
Outros sintomas
-Dificuldade de pegar a comida.
-Saliva viscosa ou com sangue.
-Caroços ou inchaços na boca.
-Sangue em objetos de morder.
-Mau hálito.
.jpg)

Prevenções
Ração de boa qualidade- Escolha a melhor ração possível para o perfil do seu cachorro.
Escovação - Embora seja incomum e pouquíssimos tutores realizam essas práticas escovar os dentes do cão retarda e muito a incidência de problemas dentários, vale ressaltar que se deve, para isso, utilizar cremes dentais específicos para cães.
Examine os dentes do seu cãozinho sempre que possível considerando as indicações acima. Caso identifique algum sintoma suspeito leve seu dog para um Veterinário de sua confiança, Como eu disse um probleminha pode virar uma bola de neve, não deixe que o quadro do seu amiguinho piore.