Frutas e legumes para gatos.
Os gatos possuem ancestrais comuns aos reis da selva, os Leões, e assim como esses poderosos felinos os gatos necessitam se alimentar de proteína animal. Os gatos são carnívoros e por conta disso as rações foram feitas pensando nas necessidades nutricionais do seu bichano.

Mas a final, posso ou não dar frutas para meu gato?
As frutas não causam mal imediato ao seu gato, mas a longo prazo pode fazer com que ele apresente sinais de obesidade e anemia, efeito semelhante a doces. Nenhum outro tipo de alimento é mais viável para gatos se não proteína e gordura animal. Embora comer de vez enquanto uma frutinha, com exceção de uvas e frutas cítricas como laranja e limão, não faça mal ao seu gatinho, recomendamos que evite, já que além dos problemas já citados as frutas podem causar uma saciedade no seu gato, o que fará com que ele não coma o que é realmente essencial para ele. Maça e pera são boas pedidas. Uva e cítricos jamais.

Mas legumes e vegetal eu posso dar né?
A sacarose, que é o açúcar encontrado nas frutas e nas guloseimas pode causar obesidade e anemia no seu gato, esse açúcar está presente em pequena quantidade nos legumes e vegetais, no entanto não falta vitaminas e sais minerais. Segundo Dyer criador da roda de Dyer, os minerais podem ser complementares ou prejudiciais uns aos outros, existe um sutil equilíbrio químico entre eles, esse equilíbrio pode entrar em colapso caso as quantidades de cada mineral não sejam respeitadas.

Dar legumes e vegetais ao seu gato não é uma pratica ruim, no entanto também deve ser feita com extrema cautela e moderação. Cenoura e abóbora cozidas são ótimas opções. Cebola e alho jamais.