top of page

Gato 

Siamês

siam-2766252_960_720.jpg

 

logo 2 vertical invisivel.png

Origem da Raça.

A raça teve origem no Sudoeste asiático provavelmente na Tailândia, antiga Sião, e é caracterizada pelo corpo esguio e a cabeça em formato triangular. Seus aspectos físicos são semelhantes a raça Thai, a qual teve origem a partir dos gatos siameses ser. Os siameses eram tidos como relíquias da realeza, já que achados escritos do século XIV do poema “Tamra Maew” registravam desenhos de gatos semelhantes a esses, que eram protegidos nos palácios. A popularidade da raça cresceu no século XIX com a sua chegada na Inglaterra. 

Aparência do Gato Siamês

Os siameses se assemelham aos thai na coloração âmbar e castanha, além dos olhos azuis. Embora possuem inúmeras diferenças genéticas distintas.  
 

A pelagem é curta, embora haja alguns que possuem a pelagem um pouco maior, macia e aderente ao corpo, a textura fina, porem densa e com um brilho característico. 
 

A coloração pode variar, o corpo pode ser com de creme ou bege e o focinho, cauda, orelhas e patas podem ser marrons, quase preto, azul, e em casos mais raros lilás. 
 

O focinho do macho é em formato de um triangulo perfeito, característico da espécie e gênero, sendo quase inconfundível. 

 

Altura e peso- Os machos podem pesar de 4 a 5kg já as fêmeas não costumam passar de 4kg, 

Sem Título-1.jpg
caracteristicado_siamês.jpg

É da natureza da raça miar bastante, e o comportamento dele é semelhante a de um cachorro sendo possível até passear com guia e brincar de buscar, logo nota-se que é um gato proativo e brincalhão,  que com certeza irá se dar bem com todos os membros da família exceto com outros pets, podendo brigar caso não haja um processo adequado de adaptação.  Com relação as crianças é um aspecto delicado a se tratar, normalmente a raça se dá bem com crianças, entretanto por ser uma raça carente e gosta de chamar atenção o gatinho pode ver a criança como um concorrente disputando a atenção do dono, embora seja muito fácil adapta-lo a se comportar. 

Doenças- A raça possui tendência a desenvolver doenças de fígado, brônquicas e congênitas do coração, ou até mesmo magreza excessiva devido ao metabolismo acelerado. Se atente também a problemas relacionados a impactos, como lesões ósseas e musculares, por s tratar de um animal ativo pode ser que acabe se machucando.  
 

Procure monitorar seu animal e evitar atividades de impacto excessivo, em tempo frio ou em mudanças bruscas no clima, observe se há corrimentos nasais devido a fatores ligados ao formato do crânio do animal. 

Cuidados

Preço 

Embasado em sites populares o preço dessa raça varia entre R$600 e R$1000

$

Mais Raças.

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page