Gato
Persa


Origem da Raça.
O primeiro ancestral dessa raça foi encontrado no irá, antiga Pérsia, se tratava de um gato de pelos longos e macios, esse ancestral foi levado para Itália no século XVII e cruzado com gatos da raça Angorá no século XIX, dando origem assim ao gato persa que conhecemos hoje.

Genética do Gato Persa
A raça sofreu melhoramento genético, o objetivo era conseguir maior variedade de pelagem, hoje os Persas contam com mais de 100 pelagens diferentes, desde branco até o malhado.
Gatos de pelagem branca e olhos azuis geralmente possuem problemas de surdez, isso é uma característica genética da raça.
Esse felino é caracterizado por ter a pelagem comprida e sedosa, a cabeça dele é pequena, peluda e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, patas curtas, porém musculosas. Normalmente a raça possui focinho achatado (flat face), há poucas exceções em que eles possuem focinhos mais alongados (doll face). Normalmente os machos são maiores do que as fêmeas
Tamanho/Peso: de 3,5 kg a 7 kg, com altura de aproximadamente 25 cm.


Os gatos Persas são extremamente dóceis e carinhosos, devido ao su miado baixo e a facilidade de domesticação, essa raça é a favorita de quem mora em apartamento.
Os gatinhos dessa raça são calmos e independentes, ou seja, não exigem tantos afagos do dono, e não são recomendáveis para donos muito ativos, nem são adequados para convívio com crianças ou outros animais.
Para adestramento pode ter certeza que essa raça terá facilidade para aprender sobre qualquer coisa, desde a fazer a necessidades no lugar certo há aprender comando.
Cuidados especiais.
Com relação a pelagem- Para evitar nós e embaraços nos pelos do bichano é necessário escovar regularmente, o ideal seria de 3 a 4 vezes por semana.
Suscetibilidade a doenças- Devido a genética do animal é comum essa raça ter problemas de visão, respiratórios e odontológicos. Sem falar em casos de dermatites, doenças cardíacas e renais, displasia de quadril e obesidade. Dito isso tenha em mente que esse gatinho necessitará de cuidados veterinários recorrentes, normalmente na vida adulta do animal, não sendo comum problemas em jovens ou filhotes. Ainda sim esses felinos possuem uma média longa de vida podendo viver de 10 a 17 anos.

Cuidados

Preço
Baseando em sites populares brasileiros o preço dessa raça varia de R$700 até R$1600, essa variação se dá de acordo com o pedigree do animal.
$
Mais Raças.





