Como passear com o cachorro
O passeio para o cachorro se trata de um momento muito especial e prazeroso, pois é o momento em que ele estará interagindo com as essências de outros animais. O mundo que é “Visto” pelo focinho de um cachorro é diferente do mundo que os seres humanos enxergam. Isso se dá porque embora os seres humanos contemplem as coisas através do olhar, os cachorros apreciam tudo através do cheiro, esse é o primeiro meio de comunicação deles.

Mas para que esse momento seja realmente especial para você e seu amiguinho, é preciso praticar, pois cachorros peraltas tendem a se afobar demais na hora do passeio, e isso pode causar lesões ao cão, sem contar que pode ser ruim para quem está passando pela rua.
Pratique 4 exercícios básicos para fazer com que seu cão se comporte e não puxe demais e nem se afobe demais na hora do passei.
1- O que devo fazer para que meu cachorro não puxe demais.
A primeira coisa que você tem que ter em mente é o porquê de ele estar puxando. Ele puxa porque ele sente a necessidade de interagir com o ambiente, não reprima essa necessidade, deixe que ele cheire, tenha paciência, espere e não de puxões na coleira.

Se ele puxar para cheirar alguém entre na frente dele e bloqueie ele com seu corpo, trocando a guia de lado.
2- Como devo maneja a guia?
Enforcadores são considerados inapropriados para cachorros eufóricos, visto que os puxões podem lesionar a traqueia do cão, nesse caso faça uso de guias de corpo.
Adestradores indicam que a guia deve estar sempre do seu lado esquerdo, e o cão deve reconhecer isso e anda sempre desse lado.
Exercite fazer paradas com o cão para diminuir o grau de ansiedade do animal, pare faça carinho nele, espere 30 segundo e caminhe 2 minutos, e repita a parada, exercite isso nos primeiros passeios com o cão. Nessa parte é legal sempre ter um comando de repreensão para fazer o ele compreender a parada

3- Dê estímulos para que ele te obedeça.
Tenha sempre um petisco em mãos, e dê a cachorro sempre que ele se comportar e sempre que ele te obedecer, dê um petisco entre as paradas, e sempre que ele caminhar ao seu lado sem resistência. Isso é fundamental, pois cães são naturais trabalhadores, e embora não sejam muito utilizados para trabalho hoje em dia esse senso de trabalho e recompensa é lúdico para o animal, seu cão adora ser adestrado, ele adora fazer a coisa certa, cabe a você apenas mostrar para ele como fazer.
Leia também, como apresentar dois cachorros e evitar brigas.
4- Torne o passeio um habito
Passeie com seu dog se possível todos os dias, isso diminuirá os níveis de ansiedade dele a cada passeio. É importante levar ele para um local que dê para solta-lo e deixar que ele divirta e explore, permitindo que ele gaste energia, tornando a volta pra casa muito mais sossegada, isso também fará
com que ele explore menos durante o passeio já que ele sabe que terá tempo para isso quando for a hora.

O passeio deve ser um habito, porem procure sempre trocar o caminho, ainda que o objetivo seja o mesmo.