Border
Collie


Origem da Raça.
No século XIX havia a necessidade de um cachorro que pastorasse as ovelhas, devido ao crescimento latente da economia em cima da carne e da lã desses animais. Contudo para obter-se o cruzamento ideal de uma raça que se desempenha perfeitamente essa função, demandou de quase um século de cruzamento de raças especificas de cachorros da Grã-Bretanha. No ano de 1873 houve o primeiro campeonato de cachorros pastores de ovelha, o maior destaque nesse campeonato foi um cachorro chamado Hemp. Hemp tinha uma particularidade no mínimo dita como incomum, o cão não latia e nem mordia para guiar as ovelhas, ele apenas as encarava e as guiava tranquilamente, muito diferente dos outros animais dessa campeonato, Esse cão peculiar foi o qual daria origem ao Border Coliie que conhecemos hoje. em 1915 o nome Border Collie foi registrado, e conhecido como o cão pastor de ovelhas. A popularidade da raça se expandiu por toda a américa, encantando os criadores de ovelhas. Graças a suas habilidades o Border Collie é reconhecido até hoje como a raça mais inteligente de todas.

Aparência do Border Collie
Os Border Coliie’s possuem uma aparência difícil de se confundir, devido suas características únicas. Eles possuem um corpo alongado e com uma aerodinâmica perfeita para exercícios de salto e corrida.
A pelagem desses animais é diversa, podendo haver cães preto e branco, o marro e branco e preto e o branco e fogo. Também existem exemplares de cor azul, chocolate ou vermelho australiano. Podemos encontrar dois tipos de variantes dependendo do pelo. O Border de pelo comprido é o mais comum de encontrarmos, possui uma dupla camada de pelo e mostra uma delas em forma de pelo caído por ambos os lados. Também há o Border Collie de pelo curto, menos comum, que também tem uma dupla camada de pelo e embora seja de um comprimento menor trata-se de uma pelagem muito densa e espessa, resistente ao frio.
Alguns casos Boder podem apresentar heterocromia, sendo um olho azul e o outro marrom.


Altura/peso do macho: Altura: 50-60 cm, Peso: 13-22 kg
Altura/peso da fêmea: Altura: 45-55 cm, Peso: 13-22 kg
O Border Collie não é um animal muito sociável, se comparado com um Golden Retriever ou um Labrador, no entanto ele se dá muito bem com crianças e com seu dono, ele costuma estranhar outros animais e desconhecidos, o que faz dele um bom cão de guarda, a não ser é claro que haja uma boa adaptação. Raramente essa raça possui algum problema de saúde, pois é um cachorro muito proativo e que mesmo que não faça muito exercício com o dono ele arruma alguma forma de queimar energia. Os exercícios devem ser feitos diariamente com moderação.
Esse animal se adapta com facilidade, principalmente no quesito temperatura, tanto ao frio quanto ao calor. E embora tenha muito pelo é incomum um animal desses soltar pelo por ai.
O Border Collie está no topo das raças consideradas mais inteligentes.

Preço
Baseando-se em sites populares, o preço do Border Collie varia entre R$100 e R$2500.
Mais Raças.
$













